Turismo
em Portugal

O sector do turismo tem ganho um peso cada vez maior na economia portuguesa.
O Valor Acrescentando Bruto (VAB), por exemplo, que representa o seu contributo para o PIB, saltou para 5,1% do VAB total.

X fechar
X fechar

X fechar

X fechar

X fechar

X fechar

7. Estado
"Não conseguem pagar a dívida"

Ao contrário dos mitos anteriores, este é sobretudo alimentado pelo governo grego. Embora tenha a maior dívida pública da Zona Euro, a Grécia não se pode queixar em matéria de encargos com a dívida pois é um dos países do euro que menos dinheiro gasta a esse nível. Segundo Zsolt Darvas, do 'think tank' Bruegel, os encargos anuais com o serviço da dívida equivalem a 2,6% do PIB (4,3% se não contarmos com os juros que o BCE transfere para o banco central grego). É bem mais noutros países. Em Portugal, por exemplo, pesa cerca de 5%.



X fechar

8. Contas públicas
"Não ajustaram o suficiente"

Em 2009, a Grécia tinha um défice orçamental de 15,2% do PIB. Um nível altíssimo que apenas conseguiu descer para 12,2% até 2012. Contudo, no ano seguinte cairia para 2,5% e este ano deverá mesmo registar um excedente de 1,1%. Só a Alemanha conseguirá esse feito. Se olharmos para o saldo primário, que exclui o pagamento de juro, o défice de 10,2% do PIB (2009) transformou-se num excedente de 5,1% previsto para este ano. Um ajustamento de 15,3 pontos. Por comparação, o pior ano de Portugal foi 2010, com um saldo negativo de 8,2% do PIB e deverá terminar este ano com um excedente primário de 1,6% (9,8 pontos).


X fechar