Hospital de Santa Marta
Hotel com 57 quartos, mais habitação e comércio
O antigo convento de Santa Marta vai ser transformado num hotel com 57 quartos. O projecto da Estamo pretende entregar o horto ao município e requalificar o claustro. Também serão construídos dois novos edifícios maioritariamente destinados a habitação: um deles, o maior, deverá ter 86 quartos e 14 lojas encaixados em nove pisos, o que deverá perturbar a vista às ruas que o delimitam. Serão construídos ainda 135 lugares de estacionamento debaixo deste edifício. O outro, com cinco pisos, terá quatro fogos e uma loja.
Área de solo 18.065 metros quadrados
Habitação nova 10.393 metros quadrados
Área para hotel e lojas 12.154 metros quadrados
Fogos a construir 90
Lugares de estacionamento 208
fecharX
Hospital Miguel Bombarda
Hotel e seis prédios sem destruir panóptico
Os projectos da Estamo para o hospital Miguel Bombarda prevêem a manutenção do edifício mais emblemático: o panóptico, ou pavilhão de segurança, vai manter-se como equipamento cultural, ao qual será acrescentado um jardim. O edifício do hospital (mais a sul) também se mantém, mas será reconvertido num hotel, estando prevista a sua requalificação total. As principais novas construções serão destinadas a habitação: estão planeados seis edifícios de quatro pisos cada, sendo que cada um deles contará com uma torre de seis pisos. No total, estão previstos 192 novos fogos. Cada um dos novos edifícios contempla espaços para comércio e estacionamento subterrâneo. O hotel terá 80 quartos.
Área de solo 44.633 metros quadrados
Habitação nova 25.564 metros quadrados
Área para hotel e comércio 18.707 metros quadrados
Fogos a construir 192
Lugares de estacionamento 964
fecharX
Hospital dos Capuchos
Silo com 377 lugares para estacionar e 130 fogos
A intervenção na área do actual hospital dos Capuchos vai manter dois dos actuais edifícios, o convento de Santo António dos Capuchos e o Palácio Mello, que vão ser cedidos para o domínio público (não está previsto para que funções). No que toca a construção nova, está previsto construir um silo automóvel com 377 lugares, cinco edifícios de habitação e um edifício unicamente destinado a comércio. Os edifícios deverão ter varandas generosas viradas a Sul-Poente, para maior exposição solar e melhores vistas. No total estão previstos 130 fogos novos.
Área de solo 31.956 metros quadrados
Habitação nova 25.972 metros quadrados
Área para hotel comércio e silo 16.510 metros quadrados
Fogos a construir 130
Lugares de estacionamento (silo) 695(377)
fecharX
Hospital de São José
87% da nova construção será para habitação
O hospital de São José é a "maior e mais imponente unidade" da colina de Santana, lê-se no projecto imobiliário da Estamo. Está projectada a construção de três novos conjuntos de edifícios de habitação, que deverão oferecer 223 novos fogos para habitação. Os pisos térreos dos edifícios mais a Norte deverão ser ocupados por actividades comerciais e serviços para os habitantes dos novos edifícios. O colégio de São José mantém-se nesta proposta, e é equacionada a construção de um restaurante junto à Faculdade.
Área de solo 50.381 metros quadrados
Habitação nova 31.355 metros quadrados
Área para novo comércio 5.507 metros quadrados
Fogos a construir 223
Lugares de estacionamento 982
fecharX