Quantos funcionários são?
No final do ano passado, a Autoridade Tributária (AT), que resultou da fusão da Direcção-Geral dos Impostos com as Alfândegas e a Informática Tributária, tinha 11.341 pessoas. São menos 225 trabalhadores em relação ao ano anterior e menos 487 desde Janeiro de 2012, altura em que a AT foi criada. A aposentação é a principal causa das saídas em termos líquidos. 58% da força de trabalho são mulheres.
Onde estão?
Que idade têm?
A Autoridade Tributária (AT) é uma estrutura que emprega poucos jovens e que está lentamente a envelhecer. No final do ano passado (2013), a idade média dos funcionários ascendeu aos 49 anos. Isto é reflexo da distribuição etária, que concentra muita gente entre os 50 e os 64 anos (55,4%) e pouca até aos 34 anos (2,2%). Na origem deste envelhecimento está, segundo o Balanço Social, o congelamento de novas admissões. As mulheres predominam em praticamente todas as faixas etárias, excepto a partir dos 60 anos, o que evidencia a sua propensão para se reformarem mais cedo.
Que habilitações têm?
Porque faltam?
Os funcionários do Fisco faltaram 213.250,5 dias ao trabalho no ano passado, menos 14 mil do que um ano antes. E as mulheres dão o dobro das faltas dos homens. Uma das razões é a parentalidade, o que é natural, mas as diferenças de absentismo não se ficam por aqui: as mulheres faltam mais para assistência à família, por doença, por acidente de trabalho, por motivo de greve e injustificamdamente.Os homens só se destacam claramente das mulheres nas faltas por cumprimento de pena disciplinar.
Quanto ganham?